quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

IDEC | Energia - Alguém entendeu o aumento da conta de luz?

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Nossa pesquisa aponta que 93% dos consumidores que disseram ter tido aumento na fatura de energia consideraram que o valor cobrado não está coerente com o consumo. Desse total, 52% buscaram a empresa, mas julgaram o atendimento insatisfatório. Se a maior parte das pessoas não entendeu a fatura, calculada por estimativa durante alguns meses na pandemia, o que gerou cobranças das diferenças nos meses seguintes, fica evidente que houve uma séria falha de comunicação, além da possibilidade de cobrança abusiva. Idec 

O que fazer em caso de dúvida

  • Documente: em caso de dúvida sobre o valor da fatura, o Idec recomenda anotar e fotografar o número que aparece no medidor de energia da residência.

  • Reclame: registre queixa na distribuidora, passe o número registrado no medidor e guarde o protocolo.

  • Se não resolver: registre uma reclamação na Aneel (www.ane el.gov.br/como- registrar-a-sua -reclamacao). Você também pode reclamar ao Procon da sua região ou no site de intermediação de consumo da Senacon (consumidor.gov.-br). Se nada der certo, o caminho é uma ação judicial.

  • No dia a dia: o professor Nivalde de Castro recomenda atenção ao consumo. Desligue luz, ventilador e outros aparelhos sempre ao sair do cômodo. Cuidado com geladeiras abertas por muito tempo. E lembre-se: o ar-condicionado é um grande vilão do consumo de energia.

 

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