Ferramenta oferece resolução de conflitos via internet.
O portal consumidor.gov.br,
plataforma que facilita o contato entre clientes que possuem alguma
reclamação e empresas que forneceram serviços ou produtos, atingiu,
neste mês de agosto, a marca de 2 milhões de reclamações registradas.
Desde junho de 2014, mês de lançamento do site, até dezembro de 2017,
foram cerca de 1 milhão de conflitos informados, o que mostra
consolidação do projeto como intermediador de conflitos. Em 2018, o
índice médio de solução foi de 81%.
Monitorado
pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da
Justiça, o projeto oferece aos cidadãos a oportunidade de resolver
problemas de consumo de forma consensual, transparente e rápida e, desde
2015, conta com um link de direcionamento no site
do Tribunal de Justiça de São Paulo. Os dados e informações de
atendimento dos consumidores compõem uma base pública que permite o
monitoramento coletivo do desempenho e da conduta das empresas
participantes.
Para
utilizar a ferramenta, o consumidor deve primeiramente verificar se a
empresa contra a qual tem alguma reclamação está cadastrada no sistema
e, em seguida, registrar sua insatisfação no site. A partir daí, a
companhia tem 10 dias para se manifestar. Durante esse prazo, há a
oportunidade de interação com o cliente antes da postagem da resposta
final. Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a
chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como
“Resolvida” ou “Não Resolvida” e, ainda, indicar o grau de satisfação
com o atendimento. As empresas cadastradas devem acompanhar diariamente
as reclamações recebidas por meio do site e respondê-las em até 10 dias.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
imprensatj@tjsp.jus.br
Fonte: TJ/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário