sexta-feira, 17 de julho de 2020

ANS vai realizar audiência pública para discutir a cobertura de testes para a covid-19 por planos de saúde

Nurse, Stethoscope, Medicine

Por Regiane Oliveira

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai realizar uma audiência pública no dia 24 de julho para debater a inclusão dos testes sorológicos (pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM) para covid-19 no Rol de Procedimentos dos planos de saúde. Até que seja realizada a audiência, a ANS suspende a obrigatoriedade dos planos de cobrir os testes, conforme havia sido definido por medida cautelar no final de junho.

Em nota, agência lembra que a avaliação para a inclusão dos testes no Rol já estava em estudo quando uma decisão judicial determinou a incorporação dos exames. "A ANS cumpriu a decisão, mas recorreu com base no risco que uma incorporação de tecnologia sem a devida análise criteriosa poderia causar para os beneficiários de planos de saúde", informou.

A justificativa da agência é que estudos "apontam controvérsias técnicas em relação aos resultados desse tipo de exame", com alta ocorrência de resultados falso-negativos, o que leva a dúvidas "quanto ao uso dos testes para o controle da covid-19".

Saiba aqui como participar da audiência.

Fonte: EL País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário