quinta-feira, 15 de outubro de 2020

IDEC | Estamos lutando contra reajustes no seu plano de saúde!

 

Em agosto deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou que os reajustes anuais e por faixa etária nos planos de saúde seriam suspensos entre os meses de setembro e dezembro para ajudar os consumidores de planos de saúde neste período de pandemia. Bom, né? NÃO se você entender um pouco mais a fundo a medida. Apesar de afirmar que a suspensão beneficiaria a maioria dos tipos de planos, apenas 42% dos usuários foram impactados.

Além disso, sabia que as operadoras de planos de saúde nunca estiveram em situação econômica tão boa nos últimos 10 anos, segundo dados da própria ANS? É isso mesmo. Os consumidores diminuíram o uso dos planos durante o período de isolamento social e continuaram pagando. Então por que a população deve pagar ainda mais durante a pandemia, um período em que estão usando menos seus planos e sofrendo as consequências da mais grave crise econômica e de empregos registrada nos últimos anos? Quem já pagou o reajuste desde o início da pandemia ficou a ver navios e não receberia de volta o que pagou. Não podemos deixar assim!

Por isso, nós entramos com uma ação na Justiça para ampliar a suspensão que a ANS anunciou. Entendemos que o lucro das operadoras de planos de saúde que saltou de R$ 3 bilhões no primeiro trimestre de 2020 para R$ 10 bilhões nos três primeiros meses da pandemia (segundo trimestre de 2020) justifica essa ampliação. Queremos que todos os tipos de planos (individuais e coletivos) sejam contemplados na medida e que o período de suspensão tenha início em março, quando as operadoras começaram a ser beneficiadas economicamente com o início da pandemia.

E como a agência abriu a possibilidade para que esses reajustes suspensos possam ser cobrados no futuro, também provocamos o Tribunal de Contas da União para que acompanhe e fiscalize os cálculos da ANS, garantindo que não haja abusos numa eventual recomposição.

Estamos lutando pelos seus direitos e vamos continuar assim.

SAIBA MAIS DA AÇÃO AQUI  ➔

Nenhum comentário:

Postar um comentário