Nossa pesquisa aponta que 93% dos consumidores que disseram ter tido aumento na fatura de energia consideraram que o valor cobrado não está coerente com o consumo. Desse total, 52% buscaram a empresa, mas julgaram o atendimento insatisfatório. Se a maior parte das pessoas não entendeu a fatura, calculada por estimativa durante alguns meses na pandemia, o que gerou cobranças das diferenças nos meses seguintes, fica evidente que houve uma séria falha de comunicação, além da possibilidade de cobrança abusiva. Idec
O que fazer em caso de dúvida
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Documente: em caso de dúvida sobre o valor da fatura, o Idec recomenda
anotar e fotografar o número que aparece no medidor de energia da
residência.
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Reclame: registre queixa na distribuidora, passe o número registrado no medidor e guarde o protocolo.
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Se não resolver: registre uma reclamação na Aneel (www.ane
el.gov.br/como- registrar-a-sua -reclamacao). Você também pode reclamar
ao Procon da sua região ou no site de intermediação de consumo da
Senacon (consumidor.gov.-br). Se nada der certo, o caminho é uma ação
judicial.
- No dia a dia: o professor Nivalde de Castro recomenda atenção ao consumo. Desligue luz, ventilador e outros aparelhos sempre ao sair do cômodo. Cuidado com geladeiras abertas por muito tempo. E lembre-se: o ar-condicionado é um grande vilão do consumo de energia.
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