O site consumidor.gov.br oferece aos cidadãos uma plataforma que
facilita o contato entre clientes que possuem alguma reclamação e
empresas que forneceram serviços ou produtos. O objetivo é incentivar a
resolução consensual de conflitos, de forma transparente e rápida. Para
isso, as empresas cadastradas comprometem-se a receber, analisar e
responder às reclamações em no máximo 10 dias.
O serviço é
monitorado pelos Procons estaduais e pela Secretaria Nacional do
Consumidor, do Ministério da Justiça. O reclamante colabora avaliando o
atendimento recebido, indicando se o problema foi resolvido ou não, além
de atribuir uma nota de satisfação. Os dados e informações de
atendimento dos consumidores compõem uma base pública que permite o
monitoramento coletivo do desempenho e da conduta das empresas
participantes.
A plataforma está disponibilizada no site do
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, fruto de Acordo de
Cooperação Técnica entre o TJSP e o Ministério da Justiça. Para
registrar a reclamação, o usuário deve buscar o nome da empresa na
página e relatar o problema nos moldes apresentados.
Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
TJ/SP - Consumidor.gov.br facilita resolução de problemas entre clientes e empresas
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